24 OUT 2014
Governo do Estado encaminha motoniveladora para Canguçu
Equipamento possui duas lâminas e será o primeiro com essas características a atuar no município. A cessão de uso prevê um rodízio no atendimento às comunidades rurais de Canguçu e Encruzilhada do Sul

A Prefeitura de Canguçu recebeu nesta quinta-feira (23) um importante reforço para a recuperação de estradas e corredores. A motoniveladora (patrola) GR-180, produzida pela XCMG, foi encaminhada ao município através de um convênio que envolve os governos federal e estadual.

– O Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), repassa o recurso ao Estado, que licita e dá a contrapartida. Depois a patrola é encaminhada aos municípios na forma de consórcio – explica o secretário de Desenvolvimento Rural, Cleider Menegoni.

O convênio com o INCRA é firmado com municípios que possuem assentamentos da Reforma Agrária e estabelece que as patrulhas sejam usadas na recuperação de estradas internas desses assentamentos e acessos entre assentamentos e a sede do município.

– O município se responsabiliza por colocar o operador, abastecer e garantir a manutenção – relata o secretário.

Em julho a Prefeitura de Canguçu recebeu os primeiros equipamentos deste convênio: um caminhão-caçamba, uma retroescavadeira e uma escavadeira hidráulica.

– Foram encaminhados para a Região Sul um conjunto de seis patrulhas agrícolas como esta. Cada uma atende dois ou três municípios – explica Menegoni.

A patrulha encaminhada para Canguçu atenderá também Encruzilhada do Sul. O convênio prevê um consórcio entre os dois municípios, onde os equipamentos cumprirão um rodízio a cada quatro meses.