26 SET 2014
Projeto Saber entrega 92 notebooks para fumicultores canguçuenses
Iniciativa desenvolvida pela Souza Cruz pretende beneficiar 11,3 mil produtores dos três Estados do Sul até o final do ano

A edição 2014 do Projeto Saber, desenvolvido pela Souza Cruz, vai facilitar a aquisição de 1 mil notebooks aos produtores integrados da Região Sul do Brasil. Os equipamentos, além de serem compartilhados pela família como meios de comunicação, também vão ser utilizados para acessar ferramentas de gestão e planejamento gerencial das propriedades rurais. Uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está proporcionando treinamentos de inclusão digital aos beneficiados pelo Projeto.

Na sexta-feira (26) foi a vez de agricultores de Canguçu receberem seus computadores. A entrega de 92 notebooks ocorreu no Salão de Eventos da Secretaria de Educação (SMEE) e contou com a presença do prefeito Gerson Nunes; da secretária de administração, Eloísa Fraga e da secretária de educação, Ledeci Coutinho, dentre outras autoridades municipais e representantes da Souza Cruz.

A Souza Cruz viabiliza a aquisição dos computadores e subsidia parte do valor do equipamento, cujo modelo é adequado às necessidades dos produtores. Para ter acesso à iniciativa, os produtores devem ser integrados à empresa, terem feito ou estarem programados para fazer o Programa Sol Rural (Segurança, Organização e Limpeza) e, preferencialmente, contarem com jovens na propriedade, que podem fazer uso do equipamento em suas atividades escolares. Na capacitação, são abordados tópicos desde a navegação na internet, criação de e-mail e até conhecimentos sobre aplicativos de criação de planilhas e edição de texto.

O Projeto Saber teve início em 2009 e até o final de 2014 vai distribuir mais de 11,3 mil computadores a produtores integrados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A iniciativa integra a Plataforma Produtor Rural Sustentável que a Souza Cruz desenvolve junto aos seus mais de 30 mil produtores integrados, com foco no Desenvolvimento Econômico, Social e na Preservação Ambiental.