27 AGO 2014
Canguçuense será homenageado na festa de cinquentenário da Azonasul
Líder comunitário, agricultor familiar e ecologista, Cléu Ferreira receberá homenagem no jantar comemorativo aos 50 anos da Azonasul

Equipe de produção do evento da próxima sexta-feira (29), que vai assinalar os 50 anos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), através de jantar festivo, a partir das 20h30, no Tourist Executive Hotel, em Pelotas, ultima os preparativos para a noite de homenagens e confraternizações que reunirá lideranças políticas e empresariais com expressão regional e estadual. A venda de convites, encerrada no final da tarde de ontem (27), superou as expectativas e ultrapassará a meta inicial de 300 convidados.

Segundo adianta o secretário executivo da Azoansul, Henrique Feijó, o ponto alto da comemoração será a outorga do Troféu Destaque Azonasul 50 Anos a 23 pessoas indicadas pelos chefes do Executivo da região, cujos papeis desempenhados dentro das comunidades são de extrema relevância para o desenvolvimento econômico, social ou resgate da autoestima das populações.

– É um grupo misto, onde se vê profissionais liberais, empresários, políticos, produtores rurais ou até mesmo, donas de casa que certamente exercem papeis relevantes e se destacam perante suas comunidades – disse.

Entre os homenageados está um canguçuense. O líder comunitário, agricultor familiar e ecologista Cléu Ferreira tem papel destacado no município por sua atuação junto a organizações populares e comunidades rurais. Ele mantém uma pequena propriedade agroecológica, onde se dedica a produzir e incentivar o cultivo da terra sem a adição de agrotóxicos. Atualmente Cléu também é coordenador do programa municipal Orçamento Participativo.

Já para o presidente da Azonasul, Ildo Roberto Lemos Sallaberry, prefeito de Herval, a noite será memorável e mostrará a aglutinação de forças da entidade, que há cinco décadas trabalha em prol da defesa do municipalismo, sendo um braço forte de apoio a todas as gestões municipais. Ele também destacou que o fato do suprapartidarismo existente dentro da Associação, onde as disputas políticas ficam sempre do lado de fora das reuniões e encontros de líderes políticos.

– Esta aí um dos maiores trunfos adotados pela entidade para a conquista do respeito e do sucesso de suas ações – reiterou o presidente.

PEÇA

O troféu foi criado pelo artesão Jairo Ivan Guidotti e foi concebido em bronze com base em granito. A produção das peças esteve sob a responsabilidade de Zequinha Troféus.

> Confira a relação dE prefeitos e vice-prefeitos dos 23 municípios ligados à Azonasul e dos seus homenageados:

Aceguá

Prefeito: Julio Cezar Vinholes Pintos (PMDB)

Vice-Prefeito: Traudie Cornelsen (PMDB)

Homenageado: Dr.Jacob Ott (Médico, Produtor Rural e Presidente da Comissão de Emancipação do Município)

Amaral Ferrador

Prefeito: Elizeu Viegas Araújo (PMDB)

Vice-Prefeito: João Zilmar de Vasconcelos Trintin (PP)

Homenageado: Milton Nunes Araujo (Presidente da Comissão de Emancipação do Município)

Arroio do Padre

Prefeito: Leonir Aldrighi Baschi (DEM)

Vice-Prefeito: Luiz Carlos Lichtnow (DEM)