14 AGO 2019
Gincana de Eco Pontos incentiva a responsabilidade ambiental nas escolas

A Gincana de Eco Pontos é uma proposta do projeto “Coleta Seletiva na Escola: Educação Ambiental para Sustentabilidade” que é efetivado, pelo Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo da Prefeitura de Canguçu, em conjunto com a Cooperativa de Trabalho em Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos de Canguçu (COOPERSOL).

Foram instalados inicialmente em 10 escolas do campo um container, kits de lixeira e um ponto de coleta de lixo seco a ser recolhido mensalmente. As 10 escolas a liderarem este projeto piloto, foram escolhidas por estarem situadas no meio rural, visando à dificuldade de descarte do lixo nessas localidades e a importância de sua separação, ao buscar a diminuição do volume encaminhado para descarte em aterros sanitários.

A Gincana de Eco Pontos possui o intuito de premiar as três escolas que atingirem o maior volume de resíduos recicláveis durante um ano (de junho de 2019 até junho de 2020). O Conselho de Meio Ambiente do Município (COMPAM) irá fornecer a premiação em dinheiro, que será destinada a receber aplicação, em projetos ambientais voltados ao âmbito escolar.

O resultado final da Gincana será divulgado na Semana do Meio Ambiente de 2020, juntamente com a entrega da premiação as escolas.