11 SET 2019
Canguçu participa do V Fórum de Desenvolvimento Econômico Local

No decorrer dos dias 3 a 5 de setembro, integrantes do Programa de Desenvolvimento Econômico Local de Canguçu representaram o município no V Fórum de Desenvolvimento Econômico Local, promovido pela Federação de Associação Empresariais de Santa Catarina.

Entre os integrantes dos mais de 30 municípios presentes no Fórum, Michel A. Gonçalves, Conselheiro do PRODEL , membro da CT de Agricultura e Pecuária, Engenheiro agrônomo e Coordenador do departamento de Agricultura e Pecuária  de Canguçu, juntamente com Joclélia P. Alves, Agente de Articulação do PRODEL e executiva da ACICAN  representaram  Canguçu.

O Fórum reuniu boas práticas de desenvolvimento sócioeconômico nos municípios com programa de desenvolvimento implantado dentro da metodologia proposta pela Federação, e também apresentou novas oportunidades e soluções para a promoção de mudanças da estrutura socioeconômica.

A programação teve inicio com  uma palestra da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SC, além de painéis que abordaram os “Rios como o potenciais turísticos e urbanísticos”, “turismo, alimentos e madeira”; “Saneamento básico e sustentabilidade” e cases de sucesso de SC, no Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.

Além da programação do V Fórum DEL, os representantes de Canguçu integraram ainda o I Encontro do DEL Turismo, que reuniu seis municípios dos estados de SC, RS e RN nos dias 05 e 06.09.

O encontro integrou a primeira etapa do projeto, “Turismo e Sustentabilidade: Parceria entre o BFZ e diversas entidades econômicas para o desenvolvimento do turismo de forma sustentável em municípios selecionados do interior do Brasil”.

Os Centros de Formação Profissional dos Sindicatos Empresariais da Baviera – BFZ, Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico – BMZ, Federal Partner of German Business – SEQUA, são as instituições alemãs envolvidas no projeto.

O projeto será executado entre setembro e dezembro de 2019 com a realização de cooperação técnica entre os municípios. Canguçu receberá ainda,  consultorias internacionais e nacionais, além de capacitações para empreendedores e demais envolvidos no trade  turismo.

O Programa Del – PRODEL

A metodologia implantada pela Facisc e as Associações empresariais das cidades onde existe o Programa, já contabiliza resultados positivos em 23 cidades de Santa Catarina, dois no Rio Grande do Sul com PRODEL, uma em São Paulo, dois no Rio Grande do Norte e outras em fase de implementação que poderão ser conhecidos no evento.

O modelo surgiu na Alemanha, onde existem conselhos de desenvolvimento que pensam o município em longo prazo. A Facisc adaptou o projeto para ser implantado nos municípios de Santa Catarina e o que caracteriza o processo do DEL é o protagonismo dos atores locais, na formulação de estratégias, na tomada de decisões econômicas e na sua implementação.

No RS o Programa é desenvolvido em parceria com a FEDERASUL  e chama-se PRODEL.