18 SET 2019
Implantação e Manejo de Pomares - Projeto Quintais Orgânicos

No dia 10 de setembro, na E.M.E.F. Cristo Rei, na Coxilha dos Cunhas, aconteceu o Dia de Campo sobre Implantação e Manejo de Pomares do Projeto Quintais Orgânicos de Frutas. Equipe diretiva e professores das cinco escolas municipais que irão receber o projeto estiveram presentes para receber o material e participar das atividades do dia.

O projeto Quintais Orgânicos de Frutas é uma tecnologia da Embrapa que visa introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população.

Projeto acontece em Canguçu junto a cinco escolas de Educação do Campo do município (Marechal Floriano, Carlos Moreira, Oscar Fonseca da Silva, Cristo Rei e La Salle).

A Emater é parceira na implementação dos Quintais e atua com sua equipe prestando assistência técnica junto às escolas, no evento estavam presentes os técnicos Samuel Rutz e Bianca Silveira, que relatam da importância das parcerias na execução do projeto.

Os Engenheiros Agrônomos, Fernando Rogério Costa Gomes e Rerinton Oliveira - EMBRAPA Clima Temperado, apresentaram o Projeto para os alunos, professores e demais presentes além de realizar a entrega das mudas de vinte espécies de frutíferas, com três mudas de cada, dez mudas de plantas medicinais, 2 kg de sementes de milho e de feijão. Anteriormente a escola já havia recebido calcário para o preparo do solo.