02 DEZ 2019
Curso de Embutidos e Defumados é desenvolvido com agroindústrias familiares do município

A Prefeitura Municipal de Canguçu, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário, realizou nos dias 19 a 22 de novembro, o Curso de Embutidos e Defumados.

O público-alvo foram às agroindústrias familiares fiscalizadas pelo SIM, sendo o mesmo realizado na Agroindústria Embutidos Alves, localizado na Venda da Lagoa, 3° Distrito de Canguçu.

O curso teve carga horária de 32 horas, abordando o seguinte conteúdo programático:

• Higiene pessoal, do ambiente, dos utensílios, importância e procedimentos;
  • Tecnologia de fabricação (moagem de carne, formulação, aditivos);
  • Conservação;
  • Produção dos embutidos e defumados (linguiça colonial, linguiça calabresa, salsichão);
  • Preparo dos salgados;
  • Salames (salaminho, copa, bacon, costela de lombo defumado, patê de figado, defumação geral);
  • Armazenagem;
  • Comercialização;

O curso foi realizado em parceria com o SENAR e Sindicato Rural de Canguçu, com apoio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e Programa de Desenvolvimento Econômico Local (PRODEL)

O conhecimento adquirido proporciona ainda mais qualidade aos embutidos e defumados de nossas agroindústrias e também auxiliará na diversificação de produtos da nossa região.