15 JAN 2020
Secretaria de Saúde recebe resultados de análise de água

Na manhã desta quarta-feira (15) o Secretário de Saúde, Eliezer Jorge Timm, recebeu o resultado das análises referente às coletas de água na rede da Corsan, realizada na semana passada pelos agentes de endemias em 16 pontos da cidade.

As análises realizadas pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde - Lacen Pelotas, apontou que das 16 amostras enviadas, 14 são satisfatórias e 2 insatisfatórias por apresentarem valor de Fluoreto abaixo do recomendado.

Com o resultado em mãos a Secretaria de Saúde notificará a Corsan sobre a situação.

A coleta das amostras de água da rede da Corsan ocorreu no dia 07 de janeiro e encaminhado ao Lacen Pelotas no qual foi analisado sob a responsabilidade técnica de Maria da Conceição Monteiro Priotto CRF-RS 3798.

Pontos de coleta

• Manoel Pompílio da Fonseca
  • Neusa Paes do Amaral
  • João Goulart
  • Antônio Florêncio Duarte
  • Neusa Paes do Amaral 2
  • Bernardino Mota
  • Av. 21 de abril
  • Gal. Osório
  • Duque de Caxias
  • Duque de Caxias 2
  • Gal. Osório 2
  • Praça Dr. Francisco Carlos dos Santos
  • José Claro de Almeida
  • Manoel Pompílio da Fonseca 2
  • Sebastião Ribeiro de Souza
  • Firmina Moreira

Fluoreto na água

Fluoretação é uma tecnologia de Saúde Pública, empregada desde 1945, para prevenção da cárie dentária, que utiliza a água de abastecimento público como veículo para o flúor, um elemento químico presente no ambiente, cuja concentração varia conforme o meio (água, ar, solo). A fluoretação das águas é uma tecnologia de Saúde Pública recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde, e por todas as entidades odontológicas e de saúde coletiva do Brasil. O flúor está presente em praticamente toda a água, variando apenas sua concentração. Na água do mar sua concentração é de aproximadamente 1,0 mg F/litro.