17 MAR 2020
Escola do Campo amplia ainda mais em 2020

A Escola do Campo de Canguçu é referência em educação de qualidade em turno integral. A metodologia teve seu início em 2018 atendendo cinco escolas, após seu sucesso visível e comprovado no rendimento dos alunos, a Escola do Campo passa a atuar em 10 escolas do interior do município, contemplando cerca de 1.387 alunos.

O método além de proporcionar ganhos pedagógicos repensa a educação de base de acordo com a realidade de cada aluno. Hoje esses alunos não veem mais suas propriedades apenas como produtoras, mas como oportunidades de gerar mais renda às famílias.

Saiba mais sobre a Escola do Campo

O projeto Escola do Campo de Canguçu (EDUCCAN) trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Educação, Esportes e Cultura e está sendo realizado pelo terceiro ano consecutivo nas escolas municipais.

A Escola do Campo tem como proposta delinear no ambiente escolar um período de turno integral, em que seja trabalhado o currículo básico juntamente com métodos e projetos voltados para a valorização da vida no meio rural.

As formas de trabalho da EDUCCAN englobam atividades no campo, ações sustentáveis, alternativas para o fortalecimento da agricultura e aprendizagem de alternativas que acrescentem qualidade de vida no campo, sem deixar de lado a base nacional comum curricular.

O ganho do projeto pode ser verificado já nos primeiros dois anos de atuação no qual índices de evasão escolar diminuíram assim como índice de reprovação, além da visível melhora na oralidade e convívio entre alunos, a auto estima da comunidade escolar aumentou de forma significativa, agora estes alunos são agentes construtores de suas propriedades, auxiliando a família em novos processos que visam melhorar a qualidade de vida e aumentar rendimentos.

O sucesso do método só foi possível graças à construção conjunta com professores, diretores e comunidade escolas, que se reúne periodicamente para avaliar os métodos do processo. Além disso cada escola tem liberdade de trabalhar dentro das diretrizes da Escola do Campo a forma que mais se adapta a realidade em que está inserida e a temas de interesse locais.

O início do projeto ocorreu em 2018 em 5 escolas abrangendo cerca de 920 alunos, em 2019 em 8 escolas com aproximadamente 1.160 alunos e para este ano de 2020 o projeto estará sendo executado em 10 escolas municipais atendendo 1.387 alunos.

Escolas que possuem Escola do Campo atualmente:

- E.M.E.F. Carlos Moreira (1º distrito)

- E.M.E.F. Cristo Rei (4º distrito)

- E.M.E.F. São João Batista de La Salle (1º distrito)

- E.M.E.F. Marechal Floriano (4º distrito)

- E.M.E.F. Heitor Soares Ribeiro (2º distrito)

- E.M.E.F. Oscar Fonseca da Silva (5º distrito)

- E.M.E.F. Guido Timm Venzke (2º distrito)

- E.M.E.F. Dr. Jaime de Farias (1º distrito)

- E.M.E.F. Joaquim Nabuco (1º distrito)

- E.M.E.F. Gonçalves Dias (4º distrito)