08 ABR 2020
Canguçu busca alternativas para minimizar os prejuízos provocados pela estiagem

A Prefeitura Municipal em conjunto com entidades ligadas ao setor agropecuário, tem buscado com os governos Estaduais e Federais, alternativas que possam diminuir os efeitos provocados pela escassez de água no município.

Entre as ações requisitadas, constam a abertura de linhas especiais de crédito para agricultores atingidos pela estiagem, recursos para aquisição de sementes das culturas mais atingidas e o perdão de dívidas de custeio contraídas no ano de 2019/2020.

Em 31 de março, foi encaminhado ao Governador do Estado, uma proposta de perdão parcial da dividida do Programa Troca-Troca de Sementes, de uma forma que este perdão seja proporcional a porcentagem de perdas registradas pelo laudo oficial da EMATER. A proposta foi encaminhada, pois anteriormente, o governo estadual havia notificado a prorrogação do prazo de pagamentos de dívidas contraídas pelo Programa Troca-Troca, porém, esta ação não resolveria a situação dos agricultores do município.

Com base em dados apurados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e informações transmitidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário, os efeitos provocados pela estiagem tem se agravando cada vez mais e ocasionado severos prejuízos aos agricultores e pecuaristas de nosso município.

De acordo com um laudo realizado pela EMATER, no mês de janeiro deste ano, as perdas no ciclo produtivo para a agricultura e pecuária eram de R$ 35.430.865,00 e agora já ultrapassam R$ 190.994.828,00.