19 MAI 2020
Estiagem no município ultrapassa 225 milhões de perda na agricultura

Desde janeiro deste ano, nosso município tem enfrentado um dos piores períodos de seca dos últimos anos. Devido à estiagem, maior parte das cidades da região sul, incluindo Canguçu, decretaram situação de emergência.

Enquanto isso, 561 famílias dependem do município para acessar água potável, as implicações provocadas pela estiagem se agravam cada dia mais e quem sofre diretamente com os prejuízos, são os agricultores e pecuaristas.

Em 11 de maio, a EMATER gerou um levantamento de dados, evidenciando que as perdas no ciclo produtivo da agricultura em Canguçu, já ultrapassam 225 milhões.

Assim como as demais regiões afetadas, Canguçu, conta com o apoio da Associação de Municípios da Zona Sul, buscando amparo por parte do governo do estado no enfrentamento da escassez de chuvas.

Por meio da Azonasul, os municípios solicitaram uma série de medidas ao governo do estado para enfrentando da seca, bem como: Isenção do pagamento do Programa Troca-Troca; Destinação de Caixas d’água e de Cestas básicas, para atender as famílias do meio rural; Recursos para ressarcimento de Combustíveis gastos pelas Prefeituras, na distribuição de água potável e abertura de poços artesianos e Cedência de Equipamentos ou recursos para locação de Horas Máquinas, para a perfuração de poços artesianos.

Atualmente, a grande maioria dos municípios da região já possuem os Decretos de Situação de Emergência homologados, contudo, o amparo prestado pelo governo é insuficiente perto do investimento que a prefeitura precisa fazer para combater os danos, Canguçu já investiu até o momento mais de 230mil para levar água potável a famílias do município.