25 MAI 2020
Mais acessibilidade e inclusão

Garantir às pessoas melhor qualidade de vida é o objetivo da Prefeitura de Canguçu, que desenvolveu uma série de ações para melhorar a vida de canguçuenses que possuem alguma limitação física. Sabemos que são pequenas conquistas, mas já são um início de uma sociedade mais inclusiva.

Readequações físicas:

A reforma Administrativa 4477/2017 criou o Núcleo de Acessibilidade. A criação possibilitou a inclusão e a participação dos deficientes físicos nas tomadas de decisões.

Foi graças a inauguração da rampa de acessibilidade ao Gabinete do Prefeito, que mesmo feita de forma simples, representou mais uma conquista, pela primeira vez, um cadeirante conseguiu chegar ao gabinete do prefeito.

Toda pessoa com deficiência deve ter a igualdade de oportunidades assegurada, devendo começar ainda na fase escolar, para isso diversas escolas receberam adequações para melhor atender alunos com mobilidade reduzida.

A estrutura municipal passou por requalificações principalmente na construção de banheiros acessíveis e rampas de acessibilidade.

O ginásio municipal e cine teatro receberam áreas específicas para cadeirantes.

O município investiu também na aquisição de um ônibus para transporte de pessoas portadoras de necessidades especiais.

A acessibilidade também acontece nas notícias, o portal oficial da Prefeitura Municipal passou por uma remodelações e hoje oferece opções de acessibilidade que possibilitam o acesso para quem possui limitação motora, visual e auditiva.

Obras como na Praça Central em breve serão iniciadas e está em andamento o projeto rota acessível, entre a rodoviária e a Apae.