20 NOV 2020
Canguçu integra a lista dos 100 melhores destinos sustentáveis do mundo

A sexta edição da Conferência Internacional Global Green Destinations Days (GGDD) que observa os esforços dos destinos turísticos para um turismo responsável com o meio ambiente, elegeu o município de Canguçu como uma das 100 cidades mais sustentáveis do mundo.

A inscrição no GGDD foi promovida pela integração nos projetos para desenvolvimento do turismo através do Programa de Desenvolvimento Econômico Local – PRODEL E DEL Turismo.  Com isso, todos os municípios atendidos pelo Programa tiveram a oportunidade de participar sem custos de inscrição.

A premiação, que ocorreu de forma online no dia 6 de outubro, contou com a inscrição de 10 destinos brasileiros, com a contemplação de 9 no top 100, número recorde de municípios brasileiros na premiação.

Para a participação, o município reuniu informações sobre os cuidados de sustentabilidade e boas práticas, onde foram cadastrados os projetos: Escolas do Campo e Coleta Seletiva. Nesta seleção, o município recebeu o certificado na categoria de “Cultura e Comunidades” que celebra a diversidade cultural e promoção do bem-estar da comunidade.

A classificação gera para o município uma serie de formações e trocas com outros destinos que procuram torna-se destinos cada vez mais sustentáveis. Para se manter no ranking o município deve avançar a cada ano nos requisitos de sustentabilidade do Green Destinations.

Canguçu concorreu com outros 10 destinos brasileiros e 200 destinos de todo o mundo, manifestando a preocupação do município na busca por ações promotoras do desenvolvimento turístico sustentável, conforme critérios do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).

Os representantes do Brasil eleitos na premiação foram: No Rio Grande do Sul, Canguçu e Rolante, Em Santa Catarina, Forquilhinha, Gaspar, Rio Negrinho e Schroeder e no Rio Grande do Norte, Parnamirim, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul - Praia de Pipa.