11 FEV 2021
Atividade gastronômica amplia perspectivas turísticas em Canguçu

Na última terça-feira (9), o Programa de Desenvolvimento Econômico e Local de Canguçu (PRODEL), promoveu uma atividade culinária voltada ao incentivo e a promoção do turismo gastronômico no município.
A realização dos pratos ficou a cargo de Jamile Paes do Amaral Gularte, Graduada em Gastronomia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), responsável pela preparação dos alimentos e apresentação dos pratos para os representantes dos restaurantes presentes. Além disso, o espaço e ingredientes utilizados foram gratuitamente disponibilizados pelo Supermercado Heling e Rincão do Luar.
Durante a ação, foram elaboradas três receitas, desenvolvidas originalmente em uma consultoria de Paulo Arsand, Chefe de Cozinha e Professor no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). O cardápio foi pensando e alinhados a cultura de Canguçu, sendo composto por ingredientes típicos e facilmente encontrados na localidade.
Ao final da noite, Jamile Amaral apresentou as receitas realizadas e abriu espaço para degustação das pessoas ali presentes. De entrada foram apresentados grissinis acompanhados de uma maionese caseira, de prato principal um ragu de cordeiro com canjiquinha e uma sobremesa a base de creme com geleia de morangos.
Após a atividade, os restaurantes devem acrescentar os pratos aprendidos na oficina em seus cardápios e poderão passar a usar o selo de produto de origem de Canguçu, provindo de um projeto integrado a Câmara Técnica de Agricultura e Pecuária do PRODEL.
De acordo com Alexsandra Soares, Agente de Articulação do PRODEL, “A gastronomia é um dos principais atrativos para promoção e prospecção do turismo. Para Canguçu, o contexto da atividade de estruturar pratos locais, conversa com a premissa de um destino turístico. Canguçu é a Capital Nacional da Agricultura Familiar, uma das principais produtoras de alimento do Brasil e a população deve começar a tratar a gastronomia a partir do conceito do local, que se faz extremamente importante para a valorização da cultura, das tradições, para o fortalecimento e alavancagem do turismo”.
Dentre participantes e apoiadores, estiveram presentes representantes do restaurantes Mega 2, Fita Azul, Supermercado e Feira Heling, Hotel e Restaurante Tiaraju, Rincão do Luar e a cozinheira Jamile Paes do Amaral Gularte.