09 SET 2021
Lançamento do Roteiro de Cicloturismo Caminhos na Colônia já tem data marcada
Canguçu lança no mercado de turismo o seu primeiro produto, pensado para os amantes de bicicleta e do contato com o pampa gaúcho. O lançamento do roteiro Caminhos na Colônia será marcado por um desafio de cicloturismo, que acontecerá no dia 26 de setembro.

Com as inscrições já abertas o participante poderá optar por um dos três percursos: iniciante - 30km, roteiro leve - 42km e pedal longo - 72km. As inscrições estão sendo realizadas através do Sprinta https://app.sprinta.com.br/event/958596115b786b483a. Na inscrição o ciclista receberá a oportunidade de ser um dos primeiros a desfrutar das experiências que o roteiro oferece, bem como, levará pra casa uma medalha de participação e um kit para suas pedaladas contendo mochila e garrafinha.

O Roteiro começou a ser pensado em 2019, quando diagnosticado a potencialidade da atividade na região, através da Câmara Técnica de Turismo do Programa de Desenvolvimento Local foi realizada uma série de consultorias com Alexandre Gomes, consultor de cicloturismo de grandes roteiros brasileiros, com o Vale Europeu –SC. Através da consultoria foram pensados 6 roteiros que variam de 40km à 60km, que permeiam as diferentes paisagens do município.

O grande diferencial dos trajetos que compõe o roteiro é justamente a variedade de cenários e culturas que o ciclista poderá desfrutar pelas estradas do interior do município, passando por áreas de agricultura familiar, práticas de agroecologia, olivais, produção pecuária, igrejas, comunidades quilombolas, construções típicas Pomeranas, arroios e moinhos.

O contato com a natureza e com as pessoas que só quem viaja de bicicleta é capaz de descrever. Essa é a oportunidade de conhecer várias culturas em um mesmo território de cenários únicos. O Desafio de lançamento do roteiro “Caminhos na Colônia” é a uma amostra da diversidade que Canguçu pode oferecer.