17 NOV 2021
IX Conferência Municipal de Saúde.
Nos dias 23, 24, 25 e 29 de novembro, será realizada, de forma online, a IX Conferência Municipal de Saúde. As inscrições para delegados já estão abertas e ocorrem até as 18 horas do dia 22 de novembro, através do link: https://docs.google.com/forms/d/1gGNxFJkp-Wl7HauHmj4UEVqTOhEftbWiBdmXZGJ5pEs/edit

Abaixo, confira a programação completa:
- Abertura oficial : 23/11/2021 – 14 horas
- Live de abertura com a participação das autoridades convidadas.
- Apresentação do Plano Municipal de Saúde – Secretaria Municipal de Saúde.
- Aprovação do Regimento Interno da lX Conferência Municipal de Saúde. “A construção coletiva de um Plano Municipal de Saúde – Canguçu em Primeiro Lugar”.

- Eixos temáticos: Grupos de discussão 23, 24 e 25/11:
- Eixo 1: 23/11/2021 – 18 horas - Aprimoramento das redes de atenção e promoção do cuidado integral a saúde – Atenção Básica.
- Eixo 2: 24/11/2021 – 14 horas - Aprimoramento das redes de atenção linhas de cuidado e políticas afirmativas.
- Eixo 3: 24/11/2021 – 18 horas - Redução e prevenção de riscos e agravos à saúde da população, por meio de ações de vigilância, promoção e proteção da saúde. Enfrentamento à
Pandemia da COVID 19.
- Eixo 4: 25/11/2021 – 14 horas - Aprimoramento da atenção secundária e terciária proporcionado o acesso regulado do usuário aos serviços de saúde.
- Eixo 5: 25/11/2021 – 18 horas - Modernizar a gestão em saúde e a participação social.
- Planejamento comum da atividade: - Acolhimento dos delegados e participantes – orientações gerais - Apresentação dos pontos chaves pelo facilitador – 30 min. - Debate popular com apresentação de 4 propostas por eixo temático. 40 min - Leitura e aprovação das propostas pelo grupo, a reitoria repassará para o redator online, que lançara as propostas no site. 20 min.

Aprovação das propostas, encerramento e relatoria: 29/11/2021 – 9horas.
Ao encerramento dos grupos de discussão as propostas (4) elaboradas para cada eixo deverão ser expostas no site da Prefeitura para que os delegados possam apreciar e encaminhar até a data do encerramento observações para alteração, extinção ou aglutinação.
Estas alterações poderão ser encaminhadas à comissão organizadora em link específico enviado pelo delegado inscrito a fim de que se faça a leitura das propostas, possíveis alterações e aprovação dos demais delegados na live de encerramento.
O encerramento se dará com a participação das autoridades no dia 29/11/2021 e o relatório da Conferência encaminhado até o dia 10 do mês de dezembro de 2021 ao Gestor Municipal para que utilize como documento orientador para a elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022.
O monitoramento da inserção e implementação das ações deliberadas nesta IX Conferência Municipal de Saúde será realizado pelo Conselho Municipal de Saúde a partir da apresentação do Plano Municipal de Saúde ao longo do ano.