03 JAN 2022
AGRICULTURA, PECUÁRIA E COOPERATIVISMO
Em Frente na Agricultura: saiba mais sobre o projeto
A Administração Municipal apresentou no mês de dezembro, as propostas previstas no novo Plano de Governo nomeado “Em Frente Canguçu”. O programa é uma ação que consiste no enfrentamento da crise causada pela pandemia de Covid-19, através de ações e investimentos para o município.
Dividido em 4 eixos, o Programa será dividido em duas etapas, que serão realizadas no primeiro e segundo semestre de 2022. Na apresentação do eixo “Em Frente na Agricultura”, foram apontadas como prioridades o desenvolvimento da agricultura familiar e de projetos para auxílio dos produtores rurais.
Conheça as propostas previstas abaixo:
- Programa de Crédito Terra Brasil: O município já conta com a aprovação de 5 projetos e a Prefeitura auxiliará os produtores na elaboração e encaminhamento das demais propostas, bem como, na prestação de assistência técnica continuada. Além disso, está prevista a isenção ITBI e a isenção total de custos com projeto e assistência técnica para jovens agricultores.
- Programa Amigo do Leite: Através de uma parceria entre Prefeitura, EMATER-RS e Embrapa, estão previstas ações de auxílio a produção leiteira, como linhas de crédito para melhorias na propriedade, disponibilização de assistência veterinária, entrega de insumos, sementes e a aquisição de maquinários para a atividade.
- Programa Municipal de Reservação de Água: Devido aos recorrentes períodos de estiagem no município, a administração municipal prevê mais investimentos para construção de poços, caixas d'água, açudes e reservatórios de água. Além disso, está prevista a aquisição de um novo caminhão pipa e subsídio aos serviços de máquinas.
- Programa Camponês: Voltado para projetos de fruticultura, o projeto visa auxiliar os produtores na aquisição de mudas de sementes frutíferas, sistemas de irrigação, máquinas, equipamentos, até a comercialização dos produtos.
- Programa Municipal do Morango: Com legislação vigente desde o ano de 2019, o programa busca fomentar a cultura no município. Entre as principais ações estão o acesso irrestrito ao programa por jovens agricultores e o auxílio a comercialização, através de pontos de comercialização, feiras e a busca por novos mercados.
- Programa Municipal de Registros de Marcas e Sinais: O programa objetiva agilizar e modernizar a verificação animal, através de canais digitais de informação, onde tanto o proprietário, como a Secretaria e a polícia possam ter acesso.
- Programa Municipal de Incentivo à Olivicultura: Canguçu já conta com a plantação e produção de olivais na região e por essa razão, está realizando investimentos para auxiliar essa cultura. Entre as ações na área estão o subsídio em insumos, mudas, hora-máquina e assistência constante aos produtores. Além disso, está previsto o desenvolvimento do programa Mais Oliva, voltado para produtores experientes e interessados em cultivar e produzir olivas no município.
- Programa Municipal de Feiras Livres: Atualmente, o município conta com quatro feiras de comercialização da agricultura familiar, mas, até 2022 pretende ampliar esse número para 8 feiras.
- Programa Municipal do Calcário: buscando facilitar a distribuição de calcário, estão sendo construídas ações para ampliação do programa, como a compra de um novo caminhão caçamba, equipamentos de entrega e a formulação de um convênio com o Governo do Estado para atender todos os feirantes do município com calcário 100%subsidiado em 2022.
- Selo da Capital Nacional da Agricultura Familiar: Buscando a valorização e o fortalecimento do comércio local, foi formulado um selo de certificação de produção para empreendimentos de Canguçu. Atualmente, 30 empreendimentos já adotaram o selo, mas a meta é ampliar para 100 no ano de 2022, para assim, criar um ambiente de comercialização local.
Para saber mais, acesse: https://www.cangucu.rs.gov.br/em-frente-na-agricultura-
Autor: Jéssica Timm