19 JAN 2022
VACINAÇÃO - COVID-19
Vacinação de crianças de 5 a 11 anos começa neste sábado em Canguçu
Arte: Jéssica Timm
Após estudos que comprovaram a segurança da vacina, o Ministério da Saúde liberou a vacinação de crianças nos estados brasileiros. Para Canguçu, a aplicação começará já a partir do próximo sábado, dia 22 janeiro.
Seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI), nesta primeira etapa serão vacinadas crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades (como diabetes, hipertensão, asma e imunossuprimidos) ou com deficiência permanente, sendo necessária a comprovação através de laudo médico.
De acordo com a Secretaria de Saúde, no dia 22 a vacinação estará disponível na Unidade Materno Infantil, das 8h30 às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde da cidade (Vila Nova, Fonseca e Triângulo) e nas ESF União e Diogo Fonseca, com horário das 8h30 às 15h.
Pais ou responsáveis legais deverão estar presentes no ato da vacinação. Além disso, é necessária a apresentação da certidão de nascimento da criança, comprovante de endereço, o cartão de vacinas e o documento de identificação do responsável.
Em caso da impossibilidade de comparecimento, será necessário aguardar a divulgação de um novo cronograma de vacinação.
A imunização será realizada com a vacina pediátrica da Pfizer/Biontech, em duas doses com intervalo de 8 semanas. A imunização é comprovadamente segura na prevenção do agravamento da doença. Nas crianças, a eficácia da proteção alcança 90,7% uma semana após a segunda dose.
Autor: Camila Kreps