17 FEV 2022
Em Frente na Educação. Saiba mais sobre o projeto:
Na tarde da última terça-feira (15), foi realizada a divulgação das ações previstas para a área da educação em 2022. A apresentação foi realizada pelo Prefeito Vinicius Pegoraro, pelo Vice-prefeito Cledemir Gonçalves e pela Secretária de Educação, Esportes e Cultura Fernanda Barbosa.
Nomeado “Em Frente na Educação”, o programa consiste em um plano de investimentos voltado para a educação municipal. Abaixo, confira as propostas previstas no eixo:

- Uniformes escolares: A distribuição das peças, que vem sendo realizada para os cinco mil alunos da rede municipal desde o ano de 2020, está mantida para 2022.
- Programa de Estimulação Metacognição da Alfabetização de Canguçu (PEMAC): O Programa é uma ação da Secretaria de Educação, Esportes e Cultura (SMEEC) e visa aperfeiçoar o processo dos alunos do ciclo de alfabetização, com foco nas habilidades metacognitivas e em um plano de aula para os alunos.
- Ampliação das escolas em turno integral: Atualmente, o município conta com 10 escolas nesta modalidade. Até o ano de 2023, a proposta é aumentar este número para 12.
- Creche da Vila Isabel: A Prefeitura realizará investimentos próprios para possibilitar a finalização da obra até o ano de 2023.
- Universidade Aberta do Brasil (UAB): Está sendo realizada a reforma e ampliação do prédio onde será realocada a UAB, buscando proporcionar maior comodidade os estudantes.
- Projeto Aprender: Foram investidos mais de 75 mil reais no projeto e contratados 30 professores para dar continuidade ao trabalho de potencialização e superação das dificuldades de aprendizagem.
- Educação Especial: 484 mil reais investidos na contratação de profissionais das áreas de Fonoaudiologia, Psicologia e Psicopedagogia para auxiliar na aprendizagem de pessoas especiais.
- Pavimentação de Quadras Esportivas: Serão pavimentadas 15 quadras esportivas em 15 escolas municipais, com um investimento de R$1.475.000,00. Atualmente, três já estão em execução.
- Nomeação de Professores Concursados: Será realizada a nomeação de 23 professores sendo 7 para a educação especial, 8 para a educação infantil e 8 para os anos iniciais. Além disso, serão contratados 115 professores de forma emergencial para atender a rede municipal de ensino.
- Educação Financeira Sicredi: O Programa na Ponta do Lápis é uma parceria firmada com o Sicredi, que busca ensinar boas práticas na área de finanças. Em 2021 as aulas foram disponibilizadas para alunos do 1° ao 5° ano de 10 escolas municipais, já para 2022, a intenção é ampliar para 22 escolas.
- Kits Higienização: Serão investidos R$ 126.456,00 para aquisição de materiais de higiene para as escolas municipais.
Plataforma Digital de Ensino: A fim de fortalecer e incrementar a educação em Canguçu, a Prefeitura implantará uma plataforma online de ensino para aperfeiçoamento da aprendizagem.
- Informatização de Alunos e Professores: A Prefeitura doará tablets para alunos do 1º ao 5º ano e notebooks para alunos do 6º ao 9º ano. Além disso, professores também serão contemplados com 1 chromebook para uso na escola. Ao todo, serão investidos R$ 8.254.125,00.
- Internet Banda Larga: Todas as escolas municipais e mais 800 famílias de alunos de baixa renda receberão internet banda larga para auxiliar na metodologia de ensino. Um investimento que totaliza R$700.000,00.
- Piso Nacional do Magistério: Pagamento do piso nacional para todos os professores. Um aumento salarial de mais de 69% em 2022, no plano de carreira.
Para mais informações, acesse o plano em: https://www.cangucu.rs.gov.br/arquivos/apresentaCAo_em_frente_na_educaCAo_16094521.pdf
Autor: Camila Kreps