07 MAI 2022
FAZENDA
Canguçu recebe nota A e Selo de Bom Pagador do Tesouro Nacional
A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) classificou Canguçu como um município bom pagador. Segundo os indicadores de CAPAG (Capacidade de Pagamento), que avaliam os quesitos de endividamento, poupança corrente e índice de liquidez, a cidade recebeu nota “A”, o selo máximo do Tesouro.

A boa colocação no diagnóstico fiscal demonstra que o município possui condições de pagar as dívidas e é condição necessária no processo de captação de empréstimos com a União e com garantia do Tesouro Nacional em operações de crédito.

A dívida consolidada do município em relação a receita líquida também atingiu baixos números, com apenas 6,79%. O percentual é considerado o 3° melhor índice entre todos os municípios do Rio Grande do sul, entre 50 mil e 100 mil habitantes.

“Esses números demonstram que o município tem uma gestão fiscal responsável e que a Prefeitura não só não se endividou, mas mantém sua saúde financeira e possui crédito para poder continuar fazendo os investimentos que a nossa comunidade tanto precisa”, declarou o prefeito Vinicius Pegoraro.

O secretário de Fazenda, Richeli Coelho, também demonstrou satisfação com a nota e destacou a atuação da administração para alcançar o bom índice. “Realizamos um intenso e diário trabalho para manter o equilíbrio fiscal, ao mesmo tempo em que seja mantida a qualidade dos serviços. A nota demonstra que estamos no caminho certo”.

Os dados referentes a Capacidade de Pagamento dos Estados e Municípios estão disponíveis para consulta pública no site: https://www.tesourotransparente.gov.br/temas/estados-e-municipios/capacidade-de-pagamento-capag
Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional
Autor: Jéssica Timm