12 AGO 2022
Acendimento da Chama Crioula presta homenagem aos Lanceiros Negros
João Pedro Coelho acende Chama Crioula em Canguçu. Foto: Josimara Megiato
O momento mais esperado pelos gaúchos e canguçuenses: O acendimento da 73ª Chama Crioula. O evento ocorreu nessa manhã, às 9 horas, no Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, com a presença de mais de duas mil pessoas.
Para Canguçu, é uma honra ser a sede de um acontecimento tão importante para o Rio Grande do Sul. E para tornar esse marco ainda mais especial e histórico, o representante pelo acendimento foi o estudante João Pedro Coelho.
João Pedro, de 11 anos, integra o CTG Tropeiros da Amizade, e foi o escolhido para o marco da celebração, trazendo a representatividade da saga dos Lanceiros Negros, soldados da Guerra dos Farrapos.
Toda a trajetória desse povo foi ainda ressaltada no espetáculo "Liberdade pelas asas do Gavião", de criação e direção de Rinaldo Souto, que faz referência a memória de Joaquim Teixeira Nunes, líder dos Lanceiros, conhecido como Gavião.
A cerimônia e a apresentação estão relacionadas ao tema dos Festejos Farroupilhas de 2022: “Etnias do gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras”, que consagra a diversidade cultural e étnica que forma o povo gaúcho.
Toda cerimônia e a apresentações foram transmitidos ao vivo, através da página do Facebook e do canal do Youtube da Prefeitura de Canguçu e estão disponíveis aos que não puderam acompanhar de forma presencial.
Para assistir, acesse:
Facebook: www.facebook.com/prefacangucu