30 JAN 2023
Canguçu terá novo programa de castrações de cães e gatos
Em março de 2022, a Prefeitura encaminhou um ofício ao governo estadual, solicitando adesão ao programa de castrações "Melhores Amigos”. Na sequência, o município recebeu a aprovação da participação e no final do ano passado, o prefeito em exercício Cledemir Gonçalves, assinou o convênio de parceria entre município e estado.
Com isso, Canguçu receberá um repasse no valor de 35 mil reais do governo do Rio Grande do Sul, que somado a uma contrapartida da prefeitura de 11.116,00 reais, totalizará um investimento superior a 46 mil reais para a execução do programa no município.
Como vai funcionar?
Agora, a prefeitura encaminhará para publicação um edital licitatório, a fim de selecionar a clínica veterinária que ficará responsável por realizar os procedimentos de castração e chipagem em cães e gatos. Assim como no Programa Municipal de Castrações, primeiramente, será dada prioridade para animais errantes, aqueles que estão em situação de rua, visando alcançar maior controle de zoonoses e diminuição da reprodução. Posteriormente, será realizado o procedimento para aqueles animais de famílias de baixa renda. A cada fase do Programa, haverá a divulgação.
Autor: Josimara Megiato