22 MAR 2023
EDUCAÇÃO
3° Semana Municipal de Conscientização do Autismo acontecerá de 01 a 05 de abril
A Prefeitura Municipal de Canguçu junto a Associação de Mães, Pais e Amigos dos Autistas de Canguçu (AMPAAC), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Canguçu (APAE) e a Câmara Municipal de Vereadores, está organizando a 3ª Semana Municipal de conscientização do Autismo em Canguçu. O evento acontecerá de 1º e 5 de abril de 2023.
A seguir, confira a programação completa:
Sábado - 01/04
09h: Caminhada do autismo
Encerramento com Mateada e Brinquedos na Canchinha Municipal.
Segunda-feira - 03/04
08 às 17h: Estande na Praça Central.
Com venda de artigos e distribuições de panfletos informativos sobre o autismo.
Terça-feira - 04/04
14h: Palestra no auditório da ETEC.
Palestrante Gabriela Lian.
Tema: “Os desafios da mãe de uma criança autista e todo seu amor”.
17:30min: Aula de Educação Física no Ginásio Municipal de Esportes.
Quarta-feira - 05/04
20h: Jantar e Show de talentos dos autistas na AABB Canguçu.
O que é autismo?
O autismo, atualmente chamado de Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição caracterizada por comprometimento na comunicação e interação social, associado a padrões de comportamento restritivos e repetitivos. As causas do autismo são majoritariamente genéticas e geralmente é diagnosticado entre os 2 e 3 anos de idade.
Porque o laço com quebra cabeça é o símbolo da campanha?
O formato de quebra-cabeça simboliza a complexidade do transtorno, pois cada pessoa possui sintomas diferentes, pontos fracos e fortes. Já as diversas cores, representam as diferentes famílias e pessoas que são afetadas com o autismo e que precisam conviver com ele diariamente. O brilho que a fita carrega simboliza a esperança, de que a conscientização aumente e que os autistas sejam aceitos e inseridos na sociedade.
Autor: Chaiane Romer