23 MAR 2023
EDUCAÇÃO
Primeiro aluno com deficiência auditiva da rede municipal de ensino é aprovado no IFSUL
Foto: Arquivo Pessoal
O estudante Rafael Helbig completou o ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II no ano de 2022 e em 2023 já ingressará no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense - IFSUL. Rafael é surdo, sendo o primeiro aluno com a deficiência da rede municipal de ensino a ser aprovado no vestibular do Instituto.
Conforme informado pela família, desde os 8 meses de idade teve total apoio familiar e da equipe do Hospital de Clínicas de Porto Alegre no setor de otorrinolaringologia. Rafael realizou o procedimento de Implante Coclear com ótimos resultados e continua evoluindo, principalmente no processo de oralização. A família tem uma ótima comunicação com ele.
Durante o processo da vida escolar, contou com o apoio da professora Cristina Ribeiro, com quem iniciou o aprendizado em Libras. Deu continuidade ao estudo com a professora Sabrina Pôrto Rego e demais profissionais da E.M.E.F. Dom Pedro II. A instituição sempre esteve de portas abertas e as professoras não mediram esforços para a evolução e aprendizado de Rafael. Atualmente, ele possui um ótimo desenvolvimento tanto na oralização quanto no aprendizado da Língua de Sinais.
A Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura parabeniza Rafael pela aprovação e desejo sucesso na sua caminhada. Ademais, informa que caso haja algum surdo que ainda não esteja na escola ou deseja ingressar, entre em contato com a secretaria através dos números 3252-9540 ou do WhatsApp 984396643.
Autor: Jéssica Timm