O apoio à fruticultura do Município vem ocorrendo ao longo dos anos, principalmente através do Programa Municipal do Morango, no entanto, paralelo a isso, a SMDEA também dispõe de mudas frutíferas enxertadas para a encomenda pelos produtores rurais. Estas mudas são repassadas com valores mais acessíveis, as encomendas das mudas são realizadas em varias datas, sendo as mesmas distribuídas nos meses de julho e agosto sendo estes os mais indicados para o plantio a campo.
Juntamente às encomendas, a secretaria também dispõe do Projeto POMAR DOMÉSTICO, onde os interessados podem receber assistência técnica na formação de um pomar em sua propriedade. Esse projeto contempla mudas frutíferas nativas e enxertadas. As mudas enxertadas podem ser adquiridas via SMDEA ficando o custo das mesmas a cargo dos participantes e representam 60% do volume de mudas do pomar. As mudas nativas são fornecidas pela SMDEA através do Horto Municipal e representam 40% do volume de mudas do pomar, sendo desta forma subsidiado pela municipalidade. O Horto Municipal dispõe de variadas espécies frutíferas como Araçá, Goiabeira, Pitangueira, Ariticum, Butiá, Jabuticaba, Nespereira, entre outras.
O acompanhamento técnico na propriedade é disponibilizado aos interessados em implantar pomares com mais de 20 mudas frutíferas. As orientações técnicas consistem na escolha do local, preparo da área, escolha das mudas, implantação de quebra-ventos, entre outras.
Benefícios:
- Mudas frutíferas de qualidade;
- Custo mais acessível;
- Disponibilização de mudas frutíferas nativas através do Horto Municipal;
- Implantação de um Pomar doméstico;
- RG e CPF;
- Comprovante de Residência;
- Declaração de aptidão ao Pronaf – DAP.
- Cadastro na Secretaria e encomenda de mudas;
- Cadastro no Programa Pomar Doméstico para os interessados;
- Entrega/retirada das mudas frutíferas;
- Orientações técnicas no transplante;
- Acompanhamento técnico com a realização de visitas às propriedades.