02/10/2018
TERCEIRO MUTIRÃO DE PRÓTESES DENTÁRIAS ACELERA A FILA ATENDENDO 70 PESSOAS
O Centro de Especialidades Odontológicas de Canguçu atende Canguçu e outros municípios da região;

Na última semana a Prefeitura Municipal promoveu o 3º Mutirão de Próteses Dentárias. Cerca de 70 pessoas foram atendidas para fazer a prova da prótese. Este é o 3º mutirão realizado no ano, a fila que antes chegava aos dois anos de espera agora encontrasse com umas significativa redução.

O Centro de Especialidades Odontológicas de Canguçu (CEO) é referência, possuindo profissionais altamente qualificados, e recebendo demanda de onze municípios da região: Arroio do Padre, Cerrito, Piratini, Pedras Altas, Morro Redondo, Santa da Boa Vista, Capão do Leão, Herval, Pedro Osório, Pinheiro Machado e Jaguarão.

O laboratório de próteses dentárias possui um dentista e dois protéticos que realizam as próteses totais. Já as próteses parciais, são feitas com o auxílio de um laboratório contratado para apoio.

As próteses são custeada pelo Governo Federal, que repassa a verba ao Município. Qualquer pessoa pode entrar no processo. A primeira consulta deverá ser feita em uma Unidade de Atenção Básica, para que o dentista avalie a necessidade ou não de uma prótese e encaminhe-o para o CEO.

Após o encaminhamento, o paciente entra na lista de espera que é orientada pela ordem de chegada. Conforme chega sua vez, ela é chamada para a consulta e moldagem. De modo habitual, o tratamento é feito em 4 consultas.
Com esse conjunto de ações a redução da fila desafogará o laboratório, podendo dar um retorno mais rápido aos pacientes.