11/05/2016
Equipe de Endemias realiza ação de combate ao Aedes Aegypti no Cemitério municipal
Os agentes lembram que a população deve ser parceira nos cuidados para evitar a proliferação do mosquito no local

A Secretaria de Saúde através das equipes de endemias vem desenvolvendo uma ação de fiscalização e combate ao AedesAegyptimosquito transmissor de doenças graves, como dengue, febre amarela, febre Zica e Chikungunya -em todo perímetro do Cemitério Municipal.

Por se tratar de um período em que as condições climáticas favorecem a reprodução, evolução e dispersão do mosquito, é necessário, segundo os agentes, que se elimine todo objeto que possa acumular água.

Jesus Vieira, agente de saúde cedido ao município pelo Ministério de Saúde para atuar junto às equipes municipais, explica que os cemitérios são locais de risco para a proliferação do mosquito, e com o aumento dos índices pluviométricos o perigo é maior.

O agente explica ainda que os cidadãos que tem entes queridos enterrados no local podem colaborar fazendo a limpeza dos túmulos, pois esse trabalho não deve ser reduzido somente aos órgãos públicos de controle. A população pode e deve tomar alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito.

A principal recomendação é que as pessoas não deixem recipientes, como vasos de flores e pratos de velas, expostos à água da chuva. Na existência dos mesmos, os vasos devem ser preenchidos com areia, evitando o acúmulo de água. Furos em lápides e jazigos também devem ser tampados.

As pessoas que fizerem questão de flores naturais devem optar pelas plantadas em vasos com furos. Em ambos os casos tome o cuidado de depositá-las diretamente sobre os túmulos sem o invólucro de celofane, aquele “papel bonito” que embrulha o vaso. Por ser impermeável o papel favorece o acúmulo de água.

Elimine também os suportes para os vasos, geralmente de cerâmica ou porcelana, que também propiciam a deposição de água. Ao optar por ramos de flores naturais, as mesmas deverão ser colocadas diretamente na areia presente nos vasos, que deverá estar umedecida. Mantenha o nível de areia dos mesmos até a borda. Medidas simples e que podem fazer a diferença no combate ao mosquito.

Em caso de dúvidas ou denuncia de criadouros do mosquito entre em contato com as equipes de endemias através do telefone (53) 3252-1005