09/03/2016
Prefeito busca em Brasília alternativas para ampliação de recursos ao Hospital de Caridade
Gerson Nunes ressaltou a ampliação dos contratos entre município e HCC, que aumentaram de R$ 1,2 milhão para mais de R$ 3 milhões por ano

Em entrevista ao Programa Manhã Especial, nesta quarta-feira (9), apresentado pelo radialista Salazar Ribeiro, o prefeito Gerson Nunes descreveu sua ida a Brasília juntamente com uma comitiva criada para obter junto ao Ministério da Saúde recursos para auxiliar o Hospital de Caridade de Canguçu para que o mesmo não venha a paralisar serviços importantes à sociedade.

O grupo formado por vereadores municipais, parlamentares, membros da diretoria do HCC, deputados e assessores, participou de uma audiência que aconteceu na manhã desta terça-feira (8), juntamente com o Secretário de Atenção Básica à Saúde Alberto Beltrame e o Chefe de Gabinete Jones Martins.

Na reunião, segundo o prefeito municipal, Jones Martins deixou claro que o Ministério da Saúde está em contenção de despesas, fato comprovado por dois cortes consecutivos no seu orçamento, portanto torna difícil a liberação de verbas para instituições independentes. Esse processo deve ser tratado em caráter coletivo com os demais estados evitando assim descontentamento de outras instituições que se encontram em situações semelhantes.

Martins aconselha ainda que por ser uma instituição filantrópica com um dos maiores contratos do Rio Grande do Sul, o hospital deve buscar junto ao Estado através da Secretaria Estadual de Saúde alguma repactuação, ou seja, renegociação do seu contrato, para criar alternativas e obter recursos.

Embora a insistência da comitiva por ações tenha sido renitente, Martins se manteve irredutível em afirmar que não se tem como socorrer individualmente um único hospital. Portanto ressaltou a interferência a nível estadual.

Seguindo os apontamentos feitos pelo Chefe de Gabinete, o grupo realizará nos próximos dias uma reunião com a Secretaria Estadual de Saúde, para se construir possíveis alternativas, já que agora a instituição hospitalar conta com um novo diretor e diretor técnico para fazerem a gestão da entidade.

Gerson Nunes explica também que a comunidade se mantém ativa no auxilio ao HCC e que a  prefeitura que antes repassava a instituição R$ 1,2 milhão, aumentou o investimento através da compra de serviços que atendem a saúde básica como pronto socorro, imagem e obstetrícia. A assinatura de novos contratos com o Hospital foi a medida encontrada pelo poder executivo em caráter emergencial para garantir uma contribuição mensal à instituição e assegurar a população esses atendimentos fundamentais.