25 FEV 2016
Governo Municipal entregará quatro patrulhas agrícolas neste final de semana
Equipamentos foram adquiridos com recursos do Ministério da Agricultura e da Prefeitura de Canguçu

Quatro comunidades rurais receberão neste final de semana um incentivo a mais para a produção agrícola. O prefeito Gerson Nunes oficializará neste sábado (27) o repasse de patrulhas agrícolas para associações de moradores das localidades de Harmonia (3º Distrito), Maria Antônia (4º Distrito), Alto Alegre (5º Distrito) e Coxilha do Fogo (3º Distrito).

Compostas por trator, distribuidor de calcário, arado subsolador, roçadeira e plantadeira de plantio direto, as patrulhas foram adquiridas pelo município  com repasses do Ministério da Agricultura (MAPA) e com recursos da própria prefeitura.

– Investimos com recursos próprios mais de R$ 40 mil para garantir que os agricultores familiares de Canguçu tenham estes equipamentos à disposição a partir deste sábado – enfatizou o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Cleider Menegoni.

Em 2015 o Governo Municipal adquiriu com recursos próprios uma patrola, um caminhão caçamba e um caminhão munck para a equipe de pontes. Naquela ocasião o investimento total foi de aproximadamente R$ 1 milhão.

Outro projeto que está em andamento é a construção de sete pontes de concreto no interior do município. A prefeitura obteve recursos através do Ministério de Integração Nacional e já iniciou as obras orçadas em quase R$ 4 milhões.

Conforme o secretário, o andamento dos projetos precisa obedecer critérios técnicos e burocráticos.

– Gostaríamos que as obras e demais iniciativas fossem concluídas mais rapidamente. Entretanto precisamos de um tempo para a elaboração dos projetos, a capitação de recursos e a licitação para definir as empresas que executarão o serviço – explica Menegoni.

Para a aquisição dos equipamentos que serão entregues às associações o investimento total foi de aproximadamente R$ 500 mil, via emenda parlamentar e contrapartida da Prefeitura de Canguçu.