24/02/2016
Pequenos agricultores recebem maquinário e equipamentos agrícolas
Investimento de quase R$ 200 mil foi realizado com recursos do Ministério da Agricultura e Prefeitura Municipal

Agricultores camponeses de Canguçu ganharam na última segunda-feira (22) mais um incentivo para o desenvolvimento da produção rural. O Governo Municipal adquiriu através de processo licitatório um trator agrícola 78 CV, uma plantadeira hidráulica de cinco linhas para plantio direto, um distribuidor de calcário, uma roçadeira e um arado subsolador com cinco garras.

O ato de entrega ocorreu na sede da Associação Regional de Pequenos Agricultores (ARPA), entidade ligada ao Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Os equipamentos foram adquiridos através de recursos do Ministério da Agricultura (MAPA) e da Prefeitura de Canguçu. O município encaminhou o maquinário à entidade representativa dos agricultores camponeses através de um Termo de Concessão de Uso de Bem Público.

Além de diretores e representantes de entidades como Crehnor Sul, MPA, MST e ARPA, participaram do evento o prefeito Gerson Nunes, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Cleider Menegoni, e o Deputado Federal Dionilso Marcon.

Marcon foi o autor da emenda parlamentar que permitiu à prefeitura a aquisição dos itens para os pequenos agricultores. O investimento de quase R$ 200 mil tem por finalidade oportunizar aos agricultores familiares a mecanização de suas lavouras e a implementação de novas tecnologias de produção, aumentando o potencial produtivo das áreas rurais. Além disso, a roçadeira hidráulica também será utilizada pela secretaria de Desenvolvimento Rural para a limpeza dos corredores das estradas do interior.