11/02/2016
Imagens e vídeo: Ministro oficializou repasses acima de meio milhão para a agricultura familiar
Além de R$ 300 mil em equipamentos para cooperativas ligadas à fruticultura e agroecologia, Patrus Ananias também entregou escrituras do Programa Nacional de Crédito Fundiário

Três cooperativas de agricultores foram beneficiadas através de uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Canguçu e do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).

A oficialização dos repasses ocorreu na quinta-feira (4) através de um evento em frente à Prefeitura Municipal. O prefeito Gerson Nunes recebeu a visita do ministro do MDA, Patrus Ananias, que destacou as conquistas sociais dos trabalhadores nos últimos anos.

Durante o evento foram entregues as escrituras de propriedades rurais adquiridas através do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Cinco famílias locais foram beneficiadas com recursos que somam R$ 255 mil ao todo. Os canguçuenses adquiriram áreas que variam de 8 a 16 hectares.

Além das escrituras do PNCF, o ministro e o prefeito entregaram veículos e máquinas para cooperativas ligadas à agricultura familiar e à agroecologia.

Para a Cooperativa Sul Ecológica de Agricultores Familiares foi entregue um automóvel Fiat Strada Working, avaliado em R$ 42,7 mil. Já a Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul (CAFSUL) recebeu uma esteira de alimentação e uma classificadora de frutas, avaliadas em R$ 145 mil.

Outra entidade beneficiada foi a Cooperativa União dos Agricultores Familiares de Canguçu e Região, que também recebeu um automóvel Fiat Strada Working, um classificador de grãos e sementes, uma batedeira de cereais, uma correia transportadora elevatória, um debulhador de milho elétrico, um medidor de umidade de grãos, uma seletora eletrônica para grãos e sementes, um triturador de cereais e um misturador de ração, totalizando um investimento de R$ 105 mil.

A passagem do titular do MDA por Canguçu representou a liberação de R$ 547,2 mil para a agricultura familiar local.