13/01/2016
Imagens e vídeo: Município inicia construção de sete pontes de concreto
Passo do Ventura – que liga as localidades de Faxinal e Coxilha do Fogo – e Colônia Palma, na divisa entre Canguçu e São Lourenço do Sul, serão os dois primeiros pontos a receberem obras

Com investimento de quase R$ 4 milhões, Canguçu iniciou nesta terça-feira (12) a substituição de antigas pontes de madeira por modernas estruturas de concreto. O novo modelo garantirá mais segurança e conforto aos motoristas.

Outra vantagem significativa é a durabilidade. Enquanto as armações de madeira necessitavam de manutenção praticamente a cada enxurrada, o projeto que será construído leva em conta a resistência e a durabilidade.

A iniciativa da Prefeitura de Canguçu conta com o apoio do Governo Federal, que liberou recursos através do Ministério da Integração Nacional. Em 2013, após dezenas de travessias terem sido danificadas pelas enchentes, o município iniciou a elaboração de projetos em busca de subsídios para realizar as obras.

– Com muito esforço estamos resolvendo um problema histórico da comunidade canguçuense. Começaremos as obras nessas duas pontes e ao longo do ano outras cinco serão construídas – garantiu o prefeito Gerson Nunes, durante o lançlamento das obras.

O lançamento das obras ocorreu  às 10h no Passo do Ventura, 3º Distrito. Alguns moradores vieram pela localidade de Faxinal, outros pelo Coxilha do Fogo. Diante do impasse sobre onde seria feito o ato oficial, trabalhadores da empresa responsável pela obra providenciaram uma travessia improvisada. Em meio a um clima de descontraçãso, o próprio prefeito entrou na água e auxiliou os presentes na transposição do arroio.

Mais tarde, às 15h, outra obra foi lançada, desta vez na Colônia Palma, 5º Distrito, no arroio que delimita os município de Canguçu e São Lourenço do Sul.

As reuniões contaram com a participação de integrantes das comunidades beneficiadas, membros dos governos municipais de Canguçu e São Lourenço do Sul e conselheiros distritais. Dentre os presentes estavam os deputados estaduais Miriam Marroni e Zé Nunes, o vereador Rodinha, além do prefeito e do vice de São Lourenço do Sul, Daniel Raupp e GilmarLüdtke.

Em Passo do Ventura a ponte terá 22 metros de comprimento e cinco de altura. Na Colônia Plama a travessia será de 45 metros, com altura de sete metros. Ao todo o investimento será de quase R$ 4 milhões.

Pontes que serão construídas em concreto

Passo da Capoeira (3° Distrito)

Passo do Ventura (divisa entre Faxinal e Coxilha do Fogo)

Colônia Palma (5° Distrito, na divisa com São Lourenço do Sul)