31/08/2015
Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis é tema de palestra em escola canguçuense
Atividade foi realizada no Cine Teatro

O programa de combate a DST/AIDS da Secretaria de Saúde realizou palestras durante os dias 25 e 26 de agosto para os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmãos Andradas.

O ciclo de conversas, realizado no Cine Teatro, foi ministrado pela técnica responsável Luciana Zanetti em conjunto com as profissionais Adriana Ávila e Caroline Pereira, ambas pertencentes a coordenadoria do projeto e enfermeiras.

Foram abordados assuntos referentes à sexualidade, dentre eles: gravidez na adolescência, DSTs e  cuidados com o corpo.

Realizada por meio de convite da própria escola, a conferência contou com a presença de professores e alunos das séries finais - 6º, 7º, 8º e 9º ano.

Em nota, a Secretaria de Saúde agradece o empenho da escola e a preocupação em trabalhar com os alunos assuntos relevantes na questão de saúde.

A importância de abordar temas referentes a sexualidade nas escolas

A sexualidade  é um assunto universal, mas que ao mesmo tempo atinge de maneira singular cada indivíduo, ou seja, através de aspectos próprios, sociais, pisíquicos e culturais, as pessoas estarão sujeitas a receber as informações de maneiras diferentes.

Com a propagação crescente através da mídia envolvendo pontos como sexo e erotismo, há um estímulo à precocidade sexual, bem como sua banalização. Por esse motivo é importante a abordagem cada vez mais cedo sobre a sexualidade com crianças e adolescentes, proporcionando uma educação sexual mais efetiva, criando barreiras para diminuir os agravos que podem acarretar a falta de informação nessa questão.

Para isso, é necessário falar adequadamente sobre temas como sexualidade e sexo para a população em geral - principalmente para a atmosfera pais e filhos, tendo-se em vista a necessidade da promoção de conhecimento referentes a saúde sexual.