Ir para conteúdo do site
Canais Oficiais

Ir para conteúdo

Prefeitura Municipal de Canguçu - RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Flickr
Canal do Youtube
Notícias
Principal   Notícias
 

13/08/2015
Gestores dos municípios com o programa Mais Médicos avaliam resultados
Conforme dados obtidos no Portal da Saúde o programa conta com 14.462 mil médicos atendendo a população de 3.785 mil municípios

No dia 7 de agosto ocorreu um encontro de supervisão macro regional do Programa Mais Médicos. A reunião aconteceu na Casa de Cultura , às 9h da manhã, e contou com a participação dos médicos estrangeiros situados nos municípios de Canguçu, Santana da Boa Vista, Lavras do Sul e profissionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).



Foram realizadas atividades de formação na área de saúde mental com profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) municipais, e discussões entre os coordenadores do serviço na região e supervisionados.

Para avaliar a situação do programa nas localidades envolvidas foram propostas rodas de conversas entre o Coordenador Regional do Programa Mais Médicos e gestores municipais. Juntos avaliaram os resultados e devidos encaminhamentos para cada  região.



Programa Mais Médicos



O Programa Mais Médicos faz parte de uma medida de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê investimento em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde não existem profissionais.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de periferias de grandes cidades e municípios do interior do país, o Governo Federal procura garantir uma cobertura mais ampla na área da saúde.



As vagas são oferecidas prioritariamente a médicos brasileiros, interessados em atuar nas regiões onde há carência de profissionais. No caso do não preenchimento de todas as vagas, o Brasil aceita candidaturas de estrangeiros, com a intenção de resolver esse problema, que é emergencial para o país.  Os municípios não podem esperar seis, sete ou oito anos para que recebam médicos para atender a população brasileira.



Hoje, o Brasil possui 1,8 médicos por mil habitantes. Esse índice é menor do que em outros países, como a Argentina (3,2), Uruguai (3,7), Portugal (3,9) e Espanha (4). Além da carência dos profissionais, o Brasil sofre com uma distribuição desigual de médicos nas regiões - 22 estados possuem número de médicos abaixo da média nacional.  (Confira o Diagnóstico da Saúde no Brasil)



(Dados obtidos no Portal da Saúde)
 
 
 
 
localização
Endereço
Praça Dr. Francisco Carlos dos Santos, 420 - Centro
CEP: 96600-000
contato
Fale conosco
(53) 3252-9500
gabinete@cangucu.rs.gov.br
atendimento
Horários
Atendimento de Segunda-feira à Sexta-feira das 08h30m às 11h30m e das 13h às 16h
redes sociais
Canais oficiais
Siga a Prefeitura nas Redes Sociais e compartilhe!
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Logotipo Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia