Ir para conteúdo do site
Canais Oficiais

Ir para conteúdo

Prefeitura Municipal de Canguçu - RS
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Flickr
Canal do Youtube
Notícias
Principal   Notícias
 

15/06/2015
Parceria entre moradores e Governo Municipal garante nova Unidade Básica de Saúde
População de Baixada do Rodeio entrou com a mão-de-obra e a prefeitura com o material e equipamentos. Moradores já contam com atendimento médico e odontológico no local

Quando foi fechada a Escola Municipal Almirante Barroso, na década de 1980, centenas de moradores da localidade de Baixada do Rodeio assistiram ao fim de um sonho idealizado pela própria comunidade. Alguns anos antes, os habitantes da região haviam se mobilizado para comprar o terreno e repassá-lo à prefeitura, com a promessa de funcionamento de uma instituição de ensino para os filhos de agricultores.

Desativado há cerca de três décadas, o prédio da Almirante Barroso ganhou novas cores e assinalou um marco de participação popular na localidade. Integrantes da Associação de Agricultores de Baixada do Rodeio firmaram uma parceria com o Governo Municipal este ano e entraram com a mão-de-obra para transformar a antiga escola numa unidade básica de saúde.

A inauguração do prédio ocorreu neste sábado e reuniu membros da comunidade e da administração municipal numa grande confraternização.

Memória

 O agricultor Emir Klug foi aluno da antiga escola. Ele fala com emoção ao perceber, na prática, o prédio ganhando vida outra vez

– Era o que faltava para nós porque além dos atendimentos de saúde, também utilizaremos o local para nossas reuniões da Associação de Agricultores – enfatiza, ao explicar que a produção primária da região é baseada no cultivo de fumo e soja, além da produção de leite.

O professor conselheiro

Nas décadas de 1970 e 1980 João Darlei Duarte Mota foi professor da escola Almirante Barroso. Emir Klug foi um de seus tantos alunos, antes que o educador trocasse de profissão, dedicando-se exclusivamente à agricultura.

O agricultor aposentado é hoje Conselheiro Distrital, ou seja, integrante de um mecanismo de participação popular onde ajuda a apontar as prioridades para o Governo Municipal e a construir estratégias positivas para sua região.

 – Para nós foi um passo muito importante. Batalhamos muito e alcançamos esta grande conquista – comemora.

Trabalho acelerado

A reforma do prédio durou menos de 30 dias, conforme explica o presidente da Associação de Agricultores de Baixada do Rodeio, Mauro Luciano Evald.

– Alguns moradores no começo ficaram indecisos com a proposta de entrarmos com a mão-de-obra enquanto o município dava o material. Mas o pessoal que trabalhou mostrou muita motivação e agora temos um posto que é para todos.

Morador da localidade, o agricultor Nelson Eicholz era um dos mais empolgados com a nova unidade.

– Nunca tivemos tanto apoio por parte de uma administração. É uma vitória para nós – elogiou.

A parceria

Inaugurada neste sábado (13), a nova unidade básica de saúde foi equipada pela Prefeitura Municipal, que também doou o material para a reforma do prédio. Os atendimentos médicos e odontológicos na localidade já começaram e serão realizados periodicamente.

A inauguração contou com a presença do prefeito Gerson Nunes, do vice Neizinho Bubolz e dos secretários municipais Luciane Bastos (Saúde), Eloísa Fraga (Administração), Ledeci Coutinho (Educação) e Demaicon Peter (Assistência Social). O vereador Erroldisnei Borges também compareceu ao evento. Após o ato oficial os participantes confraternizaram com um almoço, onde foram servidos sopa e mocotó.

 
 
 
 
localização
Endereço
Praça Dr. Francisco Carlos dos Santos, 420 - Centro
CEP: 96600-000
contato
Fale conosco
(53) 3252-9500
gabinete@cangucu.rs.gov.br
atendimento
Horários
Atendimento de Segunda-feira à Sexta-feira das 08h30m às 11h30m e das 13h às 16h
redes sociais
Canais oficiais
Siga a Prefeitura nas Redes Sociais e compartilhe!
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Logotipo Instar
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia