26/05/2015
Município se prepara para o Dia do Desafio
Nesta quarta acontece o Dia Mundial do Desafio, onde as cidades propõem atividades físicas para toda a comunidade numa causa contra o sedentarismo

Nesta quarta-feira (27) , acontece o Dia do Desafio do ano de 2015.O Rio Grande do Sul já tem confirmado a adesão de 100 % dos municípios.Todas as 497 cidades gaúchas participarão do evento.

O Núcleo de Esportes da Secretaria de Educação Municipal está organizando as atividades referentes a data.

O Dia do Desafio deverá movimentar centenas de canguçuenses com atividades gratuitas e aplicadas por proifissionais da área de educação física.

No horário da manhã serão ministradas atividades físicas nas escolas, nas repartições públicas e no comércio local. Na parte da tarde, a partir das 14h, haverá atividade para todas as pessoas em frente a Prefeitura Municipal. Estão convidados a participarem das atividades a população em geral, incluindo funcionários públicos e funcionários do comércio.

Como o programado, toda cidade deve desafiar outra.O município enfrentará a cidade de Moravia, da Costa Rica. Vence a cidade que mobilizar o maior número de pessoas. Caso o tempo esteja instável, as atividades ocorrerão nas dependencias do Clube Harmonia.O período de atividades deve acontecer entre as 0h e 20 horas de quarta.

O que é o  Dia do Desafio?

É um evento anual, que acontece mundialmente na última quarta-feira do mês de maio, que visa incentivar à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e do bem-estar, combatendo o sedentarismo.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá durante o rigoroso inverno de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos. O prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos.

A ideia propunha que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade.

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

O conceito teve sequência e a campanha passou a ser realizada todos os anos, em todo o mundo.

No Brasil, o evento é realizado há 16 anos e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para as pessoas. O convite para participar, se estende a todos, envolvendo o poder público de cada município, as instituições da sociedade civil, empresas e voluntários.

As cidades competem contra outras cidades do planeta e o prêmio para as vencedoras é a melhoria de qualidade de vida de seus habitantes. A adesão ao Dia do Desafio mostra a disposição da comunidade em mobilizar seus cidadãos para uma vida saudável. Todas as cidades são vencedoras e recebem o Troféu de Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio.