12/05/2015
Equipe da ESF 02 - Vila Fonseca homenageia profissionais da Enfermagem
Nesta terça-feira, dia 12 de maio, se comemora o Dia Internacional da Enfermagem

A data é comemorada desde 1965, sendo reconhecida oficialmente a partir do ano de 1974 para marcar a contribuição dos enfermeiros e enfermeiras à sociedade.A escolha da data foi uma homenagem a Florence Nigthingale, considerada a mãe da enfermagem, por ser uma profissional além de sua época, marcada por uma inteligência notável, tenacidade de propósitos, determinação e perseverança.

"A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!" - Florence Nightingale

Já no Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio comemora-se a Semana da Enfermagem, homenageando além de Florence, que cuidou dos feridos na guerra da Criméia, a brasileira Ana Néri, primeira enfermeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Durante séculos, a Enfermagem vem formando profissionais dedicados aos cuidados às pessoas convalescentes, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.

A equipe da ESF 02 - Vila Fonseca - aproveita a data para homenagear sua coordenadora, a enfermeira Lisiane Lacerda e a colega Zorete Teixeira, assim como os demais profissionais da área, como auxiliares e técnicos que se dedicam a arte da enfermagem.