10/04/2015
Práticas na área da saúde são destaque no ESF-Fonseca

A equipe de Estratégia de Saúde Familiar (ESF-2), do bairro Fonseca, realizou no mês de março várias atividades voltadas a saúde da família como proposto pelo programa implantado pelo Ministério da Saúde desde 1994.

Todos os meses são realizados na unidade de saúde exames nas crianças de até dois anos de idade e, juntamente com essa prática, são administradas palestras para as mães e demais integrantes que compõem o núcleo familiar, tratando de assuntos diversos voltados a promoção da saúde, prevenção e recuperação de doenças. Os encontros acontecem na 3ª e 4ª sexta-feira do mês.

No mês de março foi realizada a vacinação HPV nas adolescentes das Escolas Municipais Henrique Germano Brockmann e Irmã Firmina Simonn. Realizaram-se palestras abordando temas como: cuidados com a estomatite, combate a tuberculose, hipertensão e diabetes. E, diferente dos temas comuns às palestras, a equipe da ESF-2 também abordou assuntos como a "Economia da Água".

O Programa Saúde da Família (PSF)

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica voltada à saúde familiar.