03/09/2019 às 14:05:00
CONSULTA POPULAR: Está nas suas mãos o poder de decidir onde serão investidos recursos para o desenvolvimento de Canguçu

Começa nesta quarta-feira (4) e vai até sexta-feira (6) a votação da Consulta Popular. Para votar, basta o número do título de eleitor, acessar o www.consultapopular.rs.gov.br e escolher a demanda. Além da internet, é possível votar presencialmente em Canguçu nos seguintes locais:

- Gabinete do Prefeito;

- Hospital de Caridade de Canguçu;

- Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Canguçu;

- Simca;

- Todas as Secretarias da Prefeitura.

ATENÇÃO: A VOTAÇÃO SÓ PRESENCIAL SERÁ SOMENTE NOS DIAS 04 E 05 DE SETEMBRO.

O enfoque da Consulta Popular 2019 é o desenvolvimento regional, valorizando projetos que ampliam o crescimento econômico, ciência e a inovação em áreas como agricultura, infraestrutura, turismo entre outros.

A verba disponível para esta realização foi de R$ 20 milhões e será dividida nas 28 regiões dos Coredes.

O que é a Consulta Popular?

O governo gaúcho tem uma votação anual chamada Consulta Popular, em que todos os eleitores podem eleger quais obras, projetos ou demandas serão contempladas.

Desde 1998 o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular.

Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 Regiões do Estado, de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).

Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Audiências Públicas Regionais, Assembleias Municipais e Fóruns Regionais. Nos encontros, é construída uma cédula de votação regional, que é submetida aos eleitores gaúchos em um dia de votação da Consulta Popular.