07/01/2020 às 15:35:00
Secretaria de Saúde acompanha qualidade da água em Canguçu

Nas últimas semanas foram inúmeros relatos sobre a coloração e o cheiro da água que sai das torneiras do município, para verificar a situação na última sexta-feira (03) o Secretário de Saúde Eliezer Jorge Timm e a Coordenadora da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Aline Da Silva Hepp, estiveram visitando a CORSAN.

A equipe técnica responsável pela estação de Canguçu acompanhou a visita passando os fatores que levam a essa situação.

Com as altas temperaturas do verão e a falta de chuvas em nossa região a qualidade da água tende a cair, entenda:
O calor faz aumentar a incidência de algas nos reservatórios e moinhos, fazendo com que a água fique com coloração e cheiro forte.

A pouca quantidade de chuva faz com que o nível dos reservatórios diminua, pegando assim aquela pigmentação que se forma no nível mais baixo de água.
Nenhuma dessas questões traz riscos à saúde. Dentro da estação de tratamento á água recebe agentes químicos para inibir essa condição. Todo o tratamento é feito dentro da Norma Brasileira a ABNT NBR 15784.

Segundo a equipe da CORSAN Canguçu, a análise da água é feita de hora em hora em vários pontos da cidade. A água não sai da estação se não estiver própria para consumo.

Na última sexta foi feita a lavagem do decantador, vindo um químico de São Lourenço para auxiliar na questão, além desta medida outras atividades estão sendo realizadas até que se normalize a situação.