06 JUN 2023
Azeite produzido em Canguçu é vencedor do prêmio Mario Solinas
O melhor azeite do hemisfério sul, segundo o Prêmio Mario Solinas de Quality Award, é de Canguçu. O azeite Potenza Blend Frutado, produzido na Fazenda Serra dos Tapes, recebeu o reconhecimento do Conselho Oleícola Internacional (COI), um dos mais importantes da indústria internacional do azeite de oliva extravirgem.
Essa é a primeira vez que um azeite brasileiro conquista a honraria, que será entregue em cerimônia no dia 23 de junho, em Madri, na Espanha. Neste ano, cerca de 117 produtos foram analisados: Argentina (2), Brasil (2), China (2), Croácia (1), Grécia (4), Itália (6), Portugal (16), Espanha (63), Tunísia (19) e Turquia (2).

A sommelier Claudia Santos é a responsável por criar o azeite. Segundo ela, o produto é feito a partir de três variedades de azeitonas: arbequina, coratina e frantoio. Além disso, destaca que o azeite possui uma acidez máxima de 0,014%, ideal para acompanhar risotos, carnes brancas, queijos, saladas, frutos do mar e sobremesas.
“Estamos muito honrados e orgulhosos com um reconhecimento tão importante como o Mario Solinas Quality Award, considerado o ‘Oscar’ da comunidade internacional. Esta é uma conquista não só para a Fazenda Serra dos Tapes, como para os produtores de todo o Brasil. Nosso objetivo sempre foi oferecer aos consumidores um produto de alta qualidade e com ótimo custo-benefício, acelerando a iniciação dos consumidores no mundo dos azeites. Este prêmio vem para reforçar e coroar nossa dedicação”, comemora a sommelier.
presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, também celebrou a premiação. “Um produtor brasileiro gaúcho conquistar o prêmio Mario Solinas representa uma mudança de nível: subimos no patamar do reconhecimento internacional. Por se tratar do 'Oscar' dos azeites, o Brasil consolida-se como um país produtor de azeite de oliva extravirgem de qualidade" declarou.
A primeira safra da Fazenda Serra dos Tapes foi no ano de 2022, com uma produção de aproximadamente 10 mil litros de azeite. Já em 2023, a produção alcançou 41 mil litros. Ainda conforme os representantes, a expectativa para o próximo ano é ultrapassar a marca de 71 mil litros.

Sobre o prêmio:
Criado pelo COI, o prêmio existe desde o ano 2000. Leva o nome do pesquisador italiano Mario Solinas, responsável pelo desenvolvimento dos principais parâmetros de qualidade para avaliação e classificação do azeite de oliva.

Autor: Chaiane Romer