Principal   Turismo

Museu Municipal Capitão Henrique José Barbosa

› Local: Praça Dr. Jaime de Farias - Centro

O Museu Municipal de Canguçu foi fundado em 15 de dezembro de 1972. O ato oficial de criação é de 1983 quando recebeu da Câmara de Vereadores, a denominação de Capitão Henrique José Barbosa.

O Museu Municipal Capitão Henrique José Barbosa nasceu da vontade da Museóloga e Pesquisadora de História de Canguçu, Professora Marlene Barbosa Coelho.

Desde cedo Marlene começou a buscar a verdade sobre a história de Canguçu, pela via do patrimônio histórico comunitário. Em cada lugar, em cada família, na qual ela chegava, questionava, analisava, ia no mais fundo do ser e sempre encontrava algo que era importante para montar a história de Canguçu.

Não havia espaço disponível para armazenar as coisas que ela selecionava e enquanto lutava para conquistar um local para expor seus artefatos históricos , guardava tudo em sua própria casa, dentro e fora de seu guarda-roupas, na sala, no quarto, onde sobrava um espaço, ali se encontrava mais uma peça ou um documento para o “Seu Museu” como era chamado pelos colegas.

Graças as suas inúmeras viagens ao interior em busca de resquícios da civilização indígena em tempos remotos em nosso Canguçu é que hoje podemos ver estes artefatos em exposição no Museu Municipal.

O museu conta hoje com um acervo de 1756 itens, que mantém viva a história não só da cidade e da região, mas como a história do Brasil.

O Museu

Fica localizado na Casa de Cultura – Palacete construído em estilo neoclássico, construído pela de Horácio da Cruz Piegas em 1879.

O Museu Histórico tem seu acervo, origem inicial das doações de Marlene Barbosa Coelho. Hoje possui, além de objetos, jornais e documentos que contam a vida de Canguçu, Rio Grande do Sul e Brasil, de origem de diversos doadores e colaboradores.

Quem foi o Capitão Henrique José Barbosa?

Filho de pioneiros de Canguçu, teve de deixar família, campo e criação e empenhar-se na defesa de nossas fronteiras. Participou das lutas externas 1864-70 contra Atanazio Aguirre do Uruguai e Solano Lopes do Paraguai, tendo tombado em campanha vítima de doença em algum Hospital de Sangue do Exército, no Paraguai.

Praça Dr. Jaime de Farias - Centro
Coordenadas Geográficas: S 31° 23' 55,2" W 52º 40' 39,3" | 403m

Publicado: 13 de JUNHO de 2019
Museu Municipal Capitão Henrique José Barbosa