Natural de Canguçu, nascido a 09 de dezembro de 1926.
Dr. Francisco Carlos dos Santos foi médico e agropecuarista. Iniciou sua formação acadêmica em Porto Alegre, vindo a cursar um ano em Curitiba e, retornando a Porto Alegre concluiu sua faculdade.
Prestou estágio e trabalhou por alguns anos na Santa Casa de Pelotas.
Em 1956 começou a trabalhar no Hospital de Caridade de Canguçu.
Foi médico chefe do Posto de Saúde local no período de 23.06.1969 a 12.05.1971.
Destacado Clínico Geral e Cirurgião.
Como agropecuarista desenvolveu suas atividades dentro dos mais modernos métodos tecnológicos, explorando empresa rural situada neste município.
Dr. Franscisco Carlos dos Santos sempre esteve envolvido com a vida social e comunitária desta terra; destacando-se o período em que presidiu o Clube Harmonia e o seu elevado senso humanitário que o fez voltar sua atenção médica em favor dos pobres.
Eleito Prefeito pelo Partido Thabalhista Brasileiro assume o Executivo em 01.01.1960, licenciando-se em 31.03.1962 para concorrer ao cargo de vereador.
Exerceu a vereança no período compreendido entre 31.12.1963 a 01.03.1967.
Sempre teve destacada atuação na política partidária local, gozando de absoluto respeito de seus companheiros e adversários.
Faleceu em 05.09.1994.