06 JUN 2019
INSTITUTO SOUZA CRUZ LANÇA PROGRAMA NOVOS RURAIS 2019 EM CANGUÇU
Entre as novidades de 2019, está a parceria do Instituto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Canguçu;

Está começando a nova edição do Novos Rurais, programa do Instituto Souza Cruz, que transforma estudantes de escolas agrícolas em jovens empreendedores. Neste ano, quem oficializou esse lançamento foi a Escola Técnica Estadual Canguçu (ETEC), parceira do programa. A escolha da cidade de Canguçu também não foi por acaso, o município é um grande aliado do projeto, que já formou 93 jovens da região desde 2013.

O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, aberto à comunidade econtou com a presença do Prefeito de Canguçu, Marcus Vinícius Müller Pegoraro; do Secretário Municipal de Agricultura, Paulo Fernando da Cunha Peres; e do Coordenador de Agricultura e Pecuária de Canguçu, Michel Aldrighi Gonçalves. Educadores, alunos e representantes do Instituto Souza Cruz também estiveram presentes.

Entre as novidades de 2019, está a parceria do Instituto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Canguçu, que, a partir de agora, irá oferecer gratuitamente assistência técnica para os alunos na fase de implementação de projetos e espaços para a participação e comercialização dos produtos em feiras.

Ainda no evento de lançamento, jovens de outras edições compartilharam suas experiências de sucesso em novos negócios voltados à agricultura familiar e como elas contribuíram para a melhoria da renda familiar. Como é o caso de Letícia Schiavon Camargo, que participou do Novos Rurais em 2018. A jovem desenvolveu o empreendimento “Sítio das Ervas”, transformando a propriedade da família em um espaço com hortas orgânicas, pomares de frutas, trilhas ecológicas, café colonial e um centro de terapias holísticas que, futuramente, abrigará uma pousada. Todo projeto foi pensado de forma sustentável, aproveitando estruturas já existentes, como galpões e estufas.

Sobre o Novos Rurais

O programa é uma iniciativa do Instituto Souza Cruz que visa estimular a permanência do jovem no campo por meio da criação de novos negócios, estímulo à diversificação e à geração de renda. Para fomentar a inovação e o empreendedorismo, a organização firma parcerias com escolas rurais para capacitar jovens estudantes a criarem novos negócios no campo.

Sobre o Instituto Souza Cruz

O Instituto Souza Cruz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) fundada e mantida pela Souza Cruz desde 2000 com o objetivo de contribuir para um modelo sustentável de agricultura familiar, estimulando o empreendedorismo rural nos jovens do campo.