27 MAI 2019
CANGUÇUENSE É PREMIADO NO IV CONCURSO REGIONAL DE QUALIDADE DO MEL
Canguçu foi representado no evento por quatro apicultores, estes foram os ganhadores do I Concurso Municipal de Qualidade do Mel de Canguçu;

No dia 22 de maio de 2019, DIA DO APICULTOR, foi realizado o IV Concurso Regional de Qualidade do Mel em Pelotas-RS. O evento ocorreu no Centro de Eventos de Cerrito Alegre – 3° Distrito de Pelotas onde foi escolhido o melhor mel da região sul do Estado.

Participaram do Concurso os seguintes Municípios: Pelotas, Herval, Jaguarão, Arroio Grande, Pedro Osório, Turuçu, Santana da Boa Vista, São Lourenço do Sul, Piratini, Chuí, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Capão do Leão, Morro Redondo, Pinheiro Machado e Canguçu.

Canguçu foi representado no evento por quatro apicultores, estes foram os ganhadores do I Concurso Municipal de Qualidade do Mel, realizado no dia 16 de maio no Município. Foram avaliadas as amostras nas categorias Mel Claro e Escuro, segundo as características sensoriais como cor, aroma e sabor.

Na etapa Regional o canguçuense Diego Nörnberg e sua esposa Catia Helwig Nörnberg da Localidade de Sta Bárbara, 2° distrito, foram premiados com o 1° lugar em sua categoria mel claro, trazendo titulo de melhor mel da região para o Município de Canguçu.

Em Canguçu, aproximadamente 50 apicultores recebem assistência técnica da Emater e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário, com uma produção de 107 toneladas de mel registrados na safra 2018/2019.

A Emater e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agrário são parceiras nas atividades apícolas, dias de campo, oficinas e eventos realizados na região, e estão sempre trabalhando em prol dos agricultores, buscando qualificar a vida no campo e sua permanência.

A extensionista da EMATER, Andréia Leão da Fonseca Moreira, merece destaque na área apícola, visto que em Canguçu é responsável pelas atividades voltadas à apicultura e orienta, auxilia e incentiva os produtores na produção do mel, trabalho premiado no último dia 22.