25 MAR 2019
1ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo acontecerá em Canguçu
O objetivo do evento é esclarecer, concientizar e entender as necessidades dos autistas;

Prefeitura Municipal de Canguçu em Parceria com APAE Canguçu e Camâra de Municipal de Vereadores realizam a 1ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo, será realizada em Canguçu de 01 a 06 de Abril de 2019.

"O Autismo é uma forma diferente de ver o mundo"

Dia 01/04

Programa de rádio.

- 09h15, Rádio Liberdade AM 1500
- 10h00, Radio Cultura, AM 1030

Dia 02/04

Caminhada Azul - saída às 09 horas do Gabinete do Prefeito até a sinaleira

Dia 03/04

- Ciclo de palestras - 19 horas no Cine Teatro Municipal
Palestrante: Rose Mery Rodrigues Krevin - Tema: Autismo, uma lição de amor.

04/04

14  horas - Sessão especial na Câmara Municipal de Canguçu
- Palestra Gitania Oliveira Vargas

05/04

Exposição de materiais na 4ª Feira do Livro com a presença de profissionais da área;

06/04

13h - Mateada junto a 4ª Feira do Livro em frente a Prefeitura;

O que é o Autismo?

O autismo, cientificamente conhecido como Transtorno do Espectro Autista, é caracterizada por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento, geralmente, diagnosticada entre os 2 e 3 anos de idade.

Esta síndrome faz com a criança apresente algumas características específicas, como dificuldade na fala e em expressar ideias e sentimentos, mal-estar em meio aos outros e pouco contato visual, além de padrões repetitivos e movimentos estereotipados, como ficar muito tempo sentado balançando o corpo para frente e para trás.

Assim, são sintomas e características do autismo:

• Dificuldade na interação social, como contato visual, expressão facial, gestos, dificuldade em fazer amigos, dificuldade em expressar emoções;
  • Prejuízo na comunicação, como dificuldade em iniciar ou manter uma conversa, uso repetitivo da linguagem;
  • Alterações comportamentais, como não saber brincar de faz de conta, padrões repetitivos de comportamentos, ter muitas “manias” e apresentar intenso interesse por algo específico, como a asa de um avião, por exemplo.

Estes sinais e sintomas variam de leves, que podem até passar despercebidos, mas também podem ser moderados a graves, que interferem muito no comportamento e na comunicação da criança.