07 DEZ 2018
FAMÍLIAS PRODUTORAS DE TABACO RECEBERÃO ORIENTAÇÃO SOBRE PRODUÇÃO DE NOVAS CULTURAS
260 FAMÍLIAS RECEBERÃO ORIENTAÇÃO;

Na manhã desta quinta-feira (6) aconteceu no Cine Teatro, uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Dentre as pautas tratadas na reunião foi dado destaque para a apresentação do acordo de cooperação firmado entre a Emater com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) que visa fomentar a diversificação de atividades e culturas nas famílias produtoras de tabaco.

Cerca de 260 famílias serão acompanhadas através de visitas, reuniões, e ações de campo pelos técnicos da Emater para estimular a produção rural do auto-consumo, rotação de culturas, gerando fontes de renda secundárias, dando oportunidade aos jovens e mulheres, de diversificar os produtos para que a fonte de renda não dependa unicamente da produção do tabaco.

O município de Canguçu é um dos maiores produtores de tabaco do Brasil. Na safra 2017/2018 foram 5.502 famílias que produziram, em 9.905 hectares, 22.142 toneladas de tabaco da variedade Virgínia, recebendo, em média R$ 9,18 por quilo de tabaco comercializado, totalizando um faturamento de R$ 203.260.163,40.