20 NOV 2018
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE PALESTRA PARA PAIS DE CRIANÇAS COM ESPECTRO AUTISTA
“Não desistir de investir nos filhos e estimular o desenvolvimento”, da descoberta a aceitação.

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Educação, Esportes, e Cultura (SMEEC) promoveu uma palestra para pais e professores de crianças com espectro autista.

A palestra foi mediada pela psicóloga do Centro de Atendimento ao Autista de Pelotas, Lílian Rocha Gomes Tavares, que tratou pontos como o momento da descoberta que o filho é autista, a quebra da idealização e o processo natural de luto, o desenvolvimento da criança e o sentimento  de aceitação da família;

A psicóloga ressaltou a necessidade dos pais buscarem entender a criança, suas limitações em interação social e seu comportamento. Para Lílian, o recado aos pais é simples: “não desistir de investir nos filhos e estimular o desenvolvimento”. Para isso, a dica, é introduzi-lo no meio social aos poucos, compreendendo o seu tempo e seu progresso, ainda que mais lento que de outras crianças.

Além do momento de atenção às famílias e a troca informações sobre os desafios de ter um filho autista, a palestrante trabalhou ainda abordagens para os professores trabalharem com os alunos e orientações para manter saudável a relação família e escola;

Segundo a organização, a ideia foi muito bem recebida e os pais participaram ativamente, procurando a profissional, ao fim da palestra, para esclarecer dúvidas sobre o espectro autista. Na abertura, ocorreu uma apresentação de alunos surdos e ouvintes, que cantaram em libras (língua de sinais) a música Dias Melhores.