13 JUL 2018
PROJETO PROMETE ENSINAR A CULTURA EMPREENDEDORA AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Conheça o JEPP, programa de educação empreendedora do SEBRAE

"Jovens Como Protagonistas do Futuro" é com esse objetivo que na manhã de ontem (12) teve inicio a formação e capacitação de professores para trabalhar com o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) do SEBRAE. A coordenadora e capacitadora Nara Liane Ávila Prieto Silveira promoverá cinco encontros de formação para os professores que vão aplicar o projeto em suas escolas.

O Projeto é aplicado em alunos do 1º ao 9º ano com o objetivo de desenvolver nos alunos um comportamento empreendedor, desenvolvendo a coletividade, tornando o aluno multiplicador de conhecimento podendo trazer benefícios para a região.

A metodologia do projeto age de acordo com a faixa etária do aluno e suas capacidades cognitivas, cada ano trabalha o empreendedorismo através de uma temática. Ao chegar ao 8º e 9º ano os alunos estão preparados para identificar oportunidades de empreendimentos em suas comunidades, além da capacidade de desenvolver soluções viáveis para a resolução de problemas.

A metodologia se dá através do desenvolvimento do comportamento empreendedor utilizando-se de um plano de negócios, especialidade do SEBRAE, que através do projeto busca desenvolver o futuro da comunidade através do estudante. Com o projeto o SEBRAE promete emplacar conceitos essenciais de comunidades empreendedoras, tais como: cultura de inovação, cultura da cooperação, ética e cidadania e ecossustentabilidade.

A coordenadora Nara Liane destaca “O sucesso do projeto depende da sua aplicação de forma correta. Apesar do projeto possuir uma metodologia rígida os produtos tem que ser adaptados à realidade do município”.