09 JUL 2018
MUDANÇAS QUE GARANTEM ECONOMIA
O Zoneamento do Transporte Estudantil Público já abrange cerca de 95% dos estudantes da rede pública que necessitam de transporte.

O Projeto de Zoneamento do Transporte Estudantil Público já é uma realidade. Desde 2017, a prefeitura municipal em conjunto com a Secretaria de Educação vem realocando os estudantes da rede pública de ensino de acordo com sua localidade de moradia, trazendo economia de tempo, de dinheiro público e aumentando o conforto dos alunos.

Na prática, o zoneamento define onde moram os estudantes e qual escola se aproxima mais de cada um. Sendo assim, o trajeto escolar é montado de acordo com zonas pré-definidas, e os alunos são rematriculados nas escolas mais próximas de suas residências, diminuindo a quilometragem geral do trajeto em mais de 1.000km.

Até a presente data (julho de 2018), o zoneamento já alcançou 95% dos estudantes e funcionários das escolas pertencentes ao projeto, ocasionando uma devolução de cerca de R$750 mil aos cofres públicos gerados pela economia de combustível, manutenção e gastos subjacentes.

Esse projeto começou como plano de governo do atual Prefeito, e desde 2017 a secretaria vem mapeando os alunos, tomando informações de onde moram, onde estudam e como se transportam. Acredita-se que até 2019 o zoneamento abrangerá 100% dos necessitados.

No início, houve pontos singulares de desentendimentos da parte de alguns alunos e pais, uma vez que tiveram que mudar de escolas para se adaptar ao novo modelo de transporte. Em casos de resistência, aconselha-se o deslocamento do mesmo até o ponto de trajeto mais próximo para que não haja interferência no caminho pré-definido dos ônibus.

A Secretaria da Educação se declara satisfeita com os resultados atuais, e acredita-se que o projeto seja cada vez mais eficiente com o decorrer do tempo.